Difração e o olho humano

Nenhuma Miniatura disponível
Citações na Scopus
0
Tipo de produção
article
Data de publicação
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Sociedade Brasileira de Física
Autores
HELENE, Otaviano
MARTINS, Thiago Gonçalves dos Santos
Citação
REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FíSICA, v.45, p.e20220281, 2023
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
This work presents some aspects of diffraction in the human eye, which occurs in the pupil, in the cells of the lens, and in structures within it. An Appendix presents the calculations necessary to understand the phenomenon of diffraction. To complement the understanding of optical phenomena, some physiological aspects of the eye, especially the retina, are examined. The purpose of the paper is to provide teachers and students with examples that can help in the study of optics and motivate students to take a closer look at diffraction, including numerical calculations. Examples include the visibility of structures like the Great Wall of China when viewed from long distances, the dots of the letters i and j from the drug information leaflet the shape of floaters, and why we see stars as pointy objects. This article targets physicists, physics students, and professionals from other areas related to human vision, such as ophthalmologists, opticians, and optometrists.
Este trabalho apesenta alguns aspectos da difração no olho humano, tanto na pupila como nas células do cristalino e em estruturas no seu interior. As deduções relevantes são feitas em um Apêndice. Para complementar o entendimento dos fenômenos ópticos, são examinados alguns aspectos fisiológicos do olho, especialmente da retina. O objetivo do trabalho é fornecer exemplos que possam ajudar no ensino da óptica e motivar os estudantes a examinarem mais detalhadamente a difração, incluindo cálculos numéricos. Os exemplos incluem a visibilidade de estruturas como a Muralha da China quando observadas de longas distâncias, os pingos dos is das antigas bulas de remédio, a forma de moscas volantes e a razão pela qual vemos estrelas com pontas. Este artigo tem como objetivo atingir não apenas físicos e estudantes de física, mas, também, profissionais de outras áreas relacionadas à visão humana, como oftalmologistas, optometristas e técnicos e tecnólogos em oftálmica.
Palavras-chave
Diffraction, Human eye, Vision, Physics Education, Medical Education, Difração, Olho humano, Visão, Ensino de Física, Ensino de Medicina
Referências
  1. Arfken G.B., 2017, Física Matemática – Métodos Matemáticos para Engenharia e Física
  2. Halliday D., 1995, Física, Vv. 2
  3. Helene O, 2011, REV BRAS ENSINO FIS, V33
  4. Helene Otaviano., 2010, PHYS TEACH, V48, P142, DOI [10.1119/1.3293671, DOI 10.1119/1.3293671]
  5. Keeports D., 1998, The Physics Teacher, V36, P58
  6. Iannini MLL, 2012, REV BRAS ENSINO FIS, V34
  7. Martins T., 2014, Revista brasileira de ensino de Fisica, V36, P2303
  8. Martins T.G S., 2014, Ciência Hoje, V52, P26
  9. Navarro R, 1997, J OPT SOC AM A, V14, P353, DOI 10.1364/JOSAA.14.000353
  10. Nussenzveig H.M., 1998, Física Básica, Ótica, Relatividade e Física Quântica, Vv. 4
  11. Reis Daniel M., 2015, Rev. Bras. Ensino Fís., V37, p2312, DOI 10.1590/S1806-11173721803
  12. WHITE HE, 1962, SCI AM, V206, P119, DOI 10.1038/scientificamerican0662-119