Simulação in situ e suas diferentes aplicações na área da saúde: uma revisão integrativa

Nenhuma Miniatura disponível
Citações na Scopus
Tipo de produção
article
Data de publicação
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Associação Brasileira de Educação Médica
Autores
SANTOS, Marcos Maciel Candido Justino dos
LIMA, Sara Fiterman
VIEIRA, Carine Freitas Galvão
SANTOS, Elaine Cristina Negri
PEREIRA JÚNIOR, Gerson Alves
Citação
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAçãO MéDICA, v.47, n.4, p.e135, 2023
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Abstract Introduction: The in situ simulation (ISS) consists of a training technique that takes place in the real workplace as a relevant method to promote environmental fidelity in the simulated scenario. Objective: To verify the use of the ISS in the world, to understand its applicability in healthcare. Method: This is an integrative review, which used the following guiding question: How has in situ simulation been used by health professionals? Searches were carried out in the PubMed, SciELO, LILACS and Web of Science databases, with different combinations of the following descriptors: in situ simulation, health and medicine (in Portuguese, English and Spanish) and the Boolean operators AND and OR using a temporal filter from 2012 to 2021. A total of 358 articles were found and the inclusion and exclusion criteria were applied, following the recommendations of the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA), and also with an independent peer review, using Rayyan, leaving 190 articles for this review. Results: The results showed that the United States has the absolute majority of productions (97/51%), followed by Canada, but with a large numerical difference (18/9.5%). Most of the works are written in English (184/96.8%), are quasi-experimental studies (97/51%), and have multidisciplinary teams as the target audience (155/81.6%). The articles have 11,315 participants and 2,268 simulation interventions. The main ISS scenarios were the urgent and emergency sectors (114/60%), followed by the ICU (17/9%), delivery room (16/8.42%) and surgical center (13/6.84%). The most frequently studied topics were CPR (27/14.21%), COVID-19 (21/11%), childbirth complications (13/6.8%) and trauma (11/5.8%). Discussion: The pointed-out advantages include the opportunity for professional updating with the acquisition of knowledge, skills and competencies, in an environment close to the real thing and at low cost, as it does not depend on expensive simulation centers. Conclusion: In situ simulation has been used by health professionals worldwide, as a health education strategy, with good results for learning and training at different moments of professional training, with improved care and low cost. There is still much to expand in relation to the use of ISS, especially in Brazil, in the publication of studies and experience reports on this approach.
Resumo Introdução: A simulação in situ (SIS) consiste em técnica de capacitação que ocorre no local real de trabalho como um método relevante para promover a fidelidade ambiental no cenário simulado. Objetivo: Este estudo teve como objetivo verificar o uso da SIS no mundo para compreender sua aplicabilidade na área de saúde. Método: Trata-se de uma revisão integrativa que adotou a seguinte questão norteadora: “Como tem sido utilizada a simulação in situ por profissionais da área da saúde?”. Foram realizadas buscas nas bases PubMed, SciELO, LILACS e Web of Science, com as diferentes combinações dos descritores “simulação in situ”, “saúde” e “medicina” (em português, inglês e espanhol) e os operadores booleanos AND e OR, com utilização de filtro temporal de 2012 a 2021. Encontraram-se 358 artigos, nos quais se aplicaram os critérios de inclusão e exclusão, seguindo as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA). Após revisão independente realizada por pares, com o uso do Rayyan, restaram 190 para esta revisão. Resultado: Os resultados mostraram que os Estados Unidos detêm a maioria absoluta das produções (97/51%), seguidos do Canadá, porém com grande diferença numérica (18/9,5%). A maior parte dos trabalhos está escrita em inglês (184/96,8%), é quase experimental (97/51%) e tem equipes multiprofissionais como público-alvo (155/81,6%). Os artigos têm 11.315 participantes e 2.268 intervenções de simulação. Os principais cenários de SIS foram os setores de urgência e emergência (114/60%), seguidos de UTI (17/9%), sala de parto (16/8,42%) e centro cirúrgico (13/6,84%). Os temas mais estudados foram RCP (27/14,21%), Covid-19 (21/11%), complicações do parto (13/6,8%) e trauma (11/5,8%). As vantagens apontadas incluem: atualização profissional e aquisição de habilidades e competências em ambiente próximo do real e de baixo custo por não depender de dispendiosos centros de simulação. Conclusão: Em todo o mundo, a SIS tem sido utilizada por profissionais da saúde como estratégia de educação na área de saúde, com bons resultados para aprendizagem e capacitações de diferentes momentos da formação profissional e com melhora da assistência. Ainda há muito o que expandir em relação ao uso da SIS, sobretudo no Brasil, na publicação de estudos sobre essa abordagem.
Palavras-chave
Simulation Training, High Fidelity Simulation Training, Health Human Resource Training, Work Engagement, Treinamento por Simulação, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Engajamento no Trabalho
Referências
  1. Abu-Sultaneh S, 2019, RESP CARE, V64, P1073, DOI 10.4187/respcare.06750
  2. Abulebda K, 2021, PEDIATR EMERG CARE, V37, P543, DOI 10.1097/PEC.0000000000001751
  3. Adcock S, 2020, Clin Simul Nurs, V49, P16
  4. Almeida MN, 2019, Rev Rene, V200
  5. Amiel I, 2016, J SURG EDUC, V73, P121, DOI 10.1016/j.jsurg.2015.08.013
  6. Araújo ALLS, 2012, Simulação clínica: do conceito à aplicabilidade, P116
  7. Argintaru N, 2021, DISASTER MED PUBLIC, V15, P223, DOI 10.1017/dmp.2019.161
  8. Arul N, 2021, CHILDREN-BASEL, V8, DOI 10.3390/children8010039
  9. Auerbach M, 2014, PEDIATR EMERG CARE, V30, P884, DOI 10.1097/PEC.0000000000000297
  10. Barbeito A, 2015, SIMUL HEALTHC, V10, P154, DOI 10.1097/SIH.0000000000000087
  11. Bardin L., 2016, Analise de Conteudo, V1
  12. Barni S, 2019, INTERN EMERG MED, V14, P127, DOI 10.1007/s11739-018-1891-1
  13. Bayouth L, 2018, J PEDIATR SURG, V53, P367, DOI 10.1016/j.jpedsurg.2017.10.042
  14. Benlolo S, 2021, CUREUS J MED SCIENCE, V13, DOI 10.7759/cureus.12906
  15. Biddell EA, 2016, SIMUL HEALTHC, V11, P94, DOI 10.1097/SIH.0000000000000134
  16. Bloomfield V, 2020, J OBSTET GYNAECOL CA, V42, P868, DOI 10.1016/j.jogc.2019.12.011
  17. Bredmose PP, 2021, BMC MED EDUC, V21, DOI 10.1186/s12909-021-03015-w
  18. Brogaard L, 2018, ACTA OBSTET GYN SCAN, V97, P677, DOI 10.1111/aogs.13336
  19. Brown KM, 2021, CRIT CARE NURSE, V41, pE1, DOI 10.4037/ccn2021552
  20. Bullough AS, 2016, J CLIN ANESTH, V35, P564, DOI 10.1016/j.jclinane.2016.08.019
  21. Calhoun AW, 2014, AM J CRIT CARE, V23, P387, DOI 10.4037/ajcc2014756
  22. Carmichael H, 2021, AEM Educ Train, V5
  23. Chan SY, 2013, PEDIATR CARDIOL, V34, P543, DOI 10.1007/s00246-012-0490-6
  24. Chima AM, 2018, J NATL MED ASSOC, V110, P117, DOI 10.1016/j.jnma.2017.12.003
  25. Clapper TC, 2018, EDUC HEALTH, V31, P87, DOI 10.4103/efh.EfH_33_18
  26. Contreras M, 2021, BMJ SIMUL TECHNOL EN, V7, P159, DOI 10.1136/bmjstel-2020-000679
  27. Dale-Tam J, 2019, Cureus, V11
  28. Dharamsi A, 2020, J HOSP INFECT, V105, P604, DOI 10.1016/j.jhin.2020.06.020
  29. Dryver E, 2021, SCAND J PRIM HEALTH, V39, P438, DOI 10.1080/02813432.2021.1973250
  30. Earle D, 2017, AM J SURG, V213, P181, DOI 10.1016/j.amjsurg.2016.01.047
  31. Eckels M, 2020, CHILDREN-BASEL, V7, DOI 10.3390/children7110202
  32. Fan M, 2016, BMJ Open, V6
  33. Fregene TE, 2020, ANAESTHESIA, V75, P733, DOI 10.1111/anae.15048
  34. Frenk J, 2011, LANCET, V377, P1238, DOI 10.1016/S0140-6736(11)60500-X
  35. Freund D, 2019, ACTA ANAESTH SCAND, V63, P684, DOI 10.1111/aas.13321
  36. Gable BD, 2021, Cureus, V13
  37. Gangadharan S, 2018, PEDIATR EMERG CARE, V34, P578, DOI 10.1097/PEC.0000000000000906
  38. George KL, 2018, DIMENS CRIT CARE NUR, V37, P144, DOI 10.1097/DCC.0000000000000301
  39. Gignon M, 2017, INT J OCCUP SAF ERGO, V23, P589, DOI 10.1080/10803548.2016.1270543
  40. Gros E, 2021, SURGERY, V170, P432, DOI 10.1016/j.surg.2021.02.011
  41. Gross B, 2019, BMJ OPEN, V9, DOI 10.1136/bmjopen-2018-025247
  42. Gupta N, 2021, Pediatr Qual Saf, V6
  43. Hall A, 2021, BMJ SIMUL TECHNOL EN, V7, P471, DOI 10.1136/bmjstel-2020-000727
  44. Halls A, 2019, BMJ Open, V9
  45. Hamilton AJ, 2015, J SURG RES, V197, P78, DOI 10.1016/j.jss.2015.04.037
  46. Hinde T, 2016, J INTERPROF CARE, V30, P251, DOI 10.3109/13561820.2015.1084277
  47. Jee M, 2020, CUREUS J MED SCIENCE, V12, DOI 10.7759/cureus.7876
  48. Jones MD, 2021, BMJ QUAL SAF, V30, P17, DOI 10.1136/bmjqs-2020-010884
  49. Jonsson K, 2021, SCAND J TRAUMA RESUS, V29, DOI 10.1186/s13049-021-00878-2
  50. Kahwati LC, 2019, JT COMM J QUAL PATIE, V45, P231, DOI 10.1016/j.jcjq.2018.11.002
  51. Kalidindi S, 2018, Cureus, V10
  52. Kalnow A, 2021, Cureus, V13
  53. Kaneko Regina Mayumi Utiyama, 2015, Rev. bras. educ. med., V39, P286, DOI 10.1590/1981-52712015v39n2e00242014
  54. Katznelson JH, 2018, PEDIATR EMERG CARE, V34, P17, DOI 10.1097/PEC.0000000000001366
  55. Kerner RL, 2016, SIMUL HEALTHC, V11, P345, DOI 10.1097/SIH.0000000000000180
  56. Kessler DO, 2016, J EMERG MED, V50, P403, DOI 10.1016/j.jemermed.2015.08.004
  57. Kjaergaard-Andersen G, 2021, Int J Qual Health Care, V33
  58. Kurosawa H, 2014, CRIT CARE MED, V42, P610, DOI 10.1097/CCM.0000000000000024
  59. Kuzma GSP, 2020, Rev Paul Pediatr, V38
  60. Lateef F, 2020, J EMERG TRAUMA SHOCK, V13, P239, DOI 10.4103/JETS.JETS_119_20
  61. Lavelle M, 2017, NURS EDUC TODAY, V59, P103, DOI 10.1016/j.nedt.2017.09.009
  62. Lutgendorf MA, 2017, Mil Med, V182
  63. Maenhout G, 2021, NURS EDUC TODAY, V100, DOI 10.1016/j.nedt.2021.104849
  64. Mahankali SS, 2019, J ANAESTH CLIN PHARM, V35, P295, DOI 10.4103/joacp.JOACP_375_18
  65. Malfussi LBH, 2021, Texto & Contexto Enferm, V30
  66. Maloney A, 2018, BMJ Simul Technol Enhanc Learn, V4, pA32
  67. Manggala SK, 2022, POSTGRAD MED J, V98, P617, DOI 10.1136/postgradmedj-2021-141426
  68. Silva Jaqueline Alcântara Marcelino da, 2015, Rev. esc. enferm. USP, V49, P16, DOI 10.1590/S0080-623420150000800003
  69. Marshall NE, 2015, J MATERN-FETAL NEO M, V28, P495, DOI 10.3109/14767058.2014.923393
  70. Meerdink M, 2021, J EDUC EVAL HEALTH P, V18
  71. Moher D, 2010, INT J SURG, V8, P658, DOI [10.1136/bmj.b2535, 10.1371/journal.pmed.1000097, 10.1136/bmj.i4086, 10.1136/bmj.b2700, 10.1186/2046-4053-4-1, 10.1016/j.ijsu.2010.02.007, 10.1016/j.ijsu.2010.07.299]
  72. Monesi A, 2022, CLIN SIMUL NURS, V62, P52, DOI 10.1016/j.ecns.2021.10.005
  73. Monette DL, 2021, Cureus, V13
  74. Mustafa M, 2021, RESP CARE, V66, P1866, DOI 10.4187/respcare.09250
  75. Nadir NA, 2021, AEM Educ Train, V5
  76. Ouzzani M, 2016, SYST REV-LONDON, V5, DOI 10.1186/s13643-016-0384-4
  77. Patterson MD, 2008, Advances in patient safety: new directions and alternative approaches
  78. Pereira Júnior GA, 2021, Simulação em saúde para ensino e avaliação: conceitos e práticas
  79. Petrosoniak A, 2017, SIMUL HEALTHC, V12, P76, DOI 10.1097/SIH.0000000000000206
  80. Phitayakorn R, 2015, IEEE PULSE, V6, P10, DOI 10.1109/MPUL.2015.2428298
  81. Qian J, 2016, J EMERG MED, V50, P239, DOI 10.1016/j.jemermed.2015.05.040
  82. Rod I, 2021, NURSE EDUC PRACT, V52, DOI 10.1016/j.nepr.2021.102994
  83. Rollison S, 2018, CLIN SIMUL NURS, V24, P30, DOI 10.1016/j.ecns.2018.09.004
  84. Rozenfeld RA, 2020, J PATIENT SAF, V16, pE114, DOI 10.1097/PTS.0000000000000272
  85. Rubio-Gurung S, 2014, PEDIATRICS, V134, pE790, DOI 10.1542/peds.2013-3988
  86. Rusiecki D, 2021, BMJ SIMUL TECHNOL EN, V7, P102, DOI 10.1136/bmjstel-2020-000621
  87. Santos Thiago Martins, 2021, Sao Paulo Med. J., V139, P514, DOI [10.1590/1516-3180.2021.0190.R1.27052021, 10.1590/1516-3180.2021.0190.r1.27052021]
  88. Saqe-Rockoff A, 2019, J EMERG NURS, V45, P538, DOI 10.1016/j.jen.2019.02.003
  89. Schram A, 2021, BMJ Open Qual, V10
  90. Shah SRJ, 2020, OTOLARYNG HEAD NECK, V163, P250, DOI 10.1177/0194599820923659
  91. Sharara-Chami R, 2020, BMJ SIMUL TECHNOL EN, V6, P175, DOI 10.1136/bmjstel-2019-000473
  92. Shi R, 2021, J SURG RES, V260, P237, DOI 10.1016/j.jss.2020.11.051
  93. Shrestha A, 2020, OPEN ACCESS EMERG M, V12, P293, DOI 10.2147/OAEM.S266702
  94. Siegel NA, 2015, SIMUL HEALTHC, V10, P146, DOI 10.1097/SIH.0000000000000083
  95. Soares GSD, 2022, Rev Chronos Urg, V1
  96. Sorensen JL, 2017, BMC MED EDUC, V17, DOI 10.1186/s12909-016-0838-3
  97. Sorensen JL, 2014, POSTGRAD MED J, V90, P622, DOI 10.1136/postgradmedj-2013-132280
  98. Stetler CB, 1998, APPL NURS RES, V11, P195, DOI 10.1016/S0897-1897(98)80329-7
  99. Stocker M, 2017, BMC MED EDUC, V17, DOI 10.1186/s12909-017-0940-1
  100. Surcouf JW, 2013, MED EDUC ONLINE, V18, DOI 10.3402/meo.v18i0.18726
  101. Theilen U, 2013, RESUSCITATION, V84, P218, DOI 10.1016/j.resuscitation.2012.06.027
  102. Uttley E, 2020, FRONTLINE GASTROENTE, V11, P351, DOI 10.1136/flgastro-2019-101307
  103. Vail B, 2017, BMC PREGNANCY CHILDB, V17, DOI 10.1186/s12884-017-1434-1
  104. Villemure C, 2019, J INTERPROF CARE, V33, P182, DOI 10.1080/13561820.2018.1538103
  105. Wang W, 2021, ANN PALLIAT MED, V10, P4509, DOI 10.21037/apm-21-545
  106. Whitfill T, 2018, PEDIATR EMERG CARE, V34, P431, DOI 10.1097/PEC.0000000000001233
  107. Whittemore R, 2005, J ADV NURS, V52, P546, DOI 10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x
  108. Wong JN, 2021, SIMUL HEALTHC, V16, P170, DOI 10.1097/SIH.0000000000000479
  109. Wong KU, 2021, BMJ SIMUL TECHNOL EN, V7, P561, DOI 10.1136/bmjstel-2020-000810
  110. Yager P, 2016, INT J PEDIATR OTORHI, V88, P42, DOI 10.1016/j.ijporl.2016.06.026
  111. 2010, Framework for action on interprofessional education & collaborative practice.