A visão de gerentes de atenção básica à saúde sobre suas atribuições

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Tipo de produção
article
Data de publicação
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
Autores
SILVA, Luciano Bairros da
ÍñIGUEZ-RUEDA, Lupicinio
Citação
PHYSIS: REVISTA DE SAúDE COLETIVA, v.33, p.e33075, 2023
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Abstract The article aimed to understand the development of the attributions of the primary care manager from the perspective of these same professionals, in the capital Maceió, Alagoas, Brazil. It is a qualitative research, which interviewed eight managers of Basic Health Units and treated by means of content analysis. The results identified that the managers as routine manage the flow of care and the attendance record of the team members, but present limitations to manage the teamwork and the physical structure. At the institutional level, they mediate the relationship of the team's professionals with the administrative headquarters, but show little participation in the establishment of intersectoral actions. They value the relationship with the community, however, they report little social participation at the Unit level. They show little knowledge about health policies and information systems. It is considered that, for a positive impact on access and quality to the health of the population, it is necessary: to guarantee the governability of managers over material resources and personnel management; the monitoring of health goals with the collaborative participation of the community; the appropriation and promotion of health work networks; and an in-service training program that helps local management.
Resumo O artigo objetivou compreender o desenvolvimento das atribuições do gerente de atenção básica a partir da perspectiva desses mesmos profissionais, na capital Maceió, Alagoas, Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa, que entrevistou a oito gerentes de Unidades Básicas de Saúde e tratado por meio da análise de conteúdo. Os resultados identificaram que os gerentes, como rotina, administram o fluxo assistencial e o registro de frequência dos membros da equipe, mas apresentam limitações para gerir o trabalho em equipe e a estrutura física. Em nível institucional, mediam a relação dos profissionais da equipe com a sede administrativa, porém demostram escassa participação no estabelecimento de ações intersetoriais. Valorizam a relação com a comunidade, no entanto, relatam haver pouca participação social no âmbito das Unidades. Demonstram, ainda, pouco conhecimento sobre as políticas e sistemas de informação em saúde. Considera-se que, para um impacto positivo no acesso e na qualidade à saúde da população, é necessária: a garantida da governabilidade dos gerentes sobre os recursos materiais e da gestão de pessoal; o monitoramento das metas de saúde com a participação colaborativa da comunidade; apropriação e fomento das redes de trabalho em saúde; e um programa de formação em serviço que auxilie a gestão local.
Palavras-chave
Health Management, Organization and Administration, Health Services Administration, Universal Access to Health Care Services, Primary Health Care, Gestão em Saúde, Organização e Administração, Administração de Serviços de Saúde, Acesso Universal aos Serviços de Saúde, Atenção Primária em Saúde
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