Perfil de atos comunicativos de crianças com transtorno do desenvolvimento de linguagem
Nenhuma Miniatura disponível
Citações na Scopus
Tipo de produção
article
Data de publicação
2024
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Academia Brasileira de Audiologia
Autores
Citação
AUDIOLOGY - COMMUNICATION RESEARCH, v.29, p.e2824, 2024
Resumo
ABSTRACT Purpose To characterize the communicative acts of children with Developmental Language Disorder, verifying the number of communicative acts, interactive communicative acts, and their relationship with chronological age. Methods Forty children of both sexes with a diagnosis of Developmental Language Disorder aged between 3 years and seven years and 11 months were subjects. All subjects were assessed with the ABFW Pragmatics Test - Child Language Test in their initial assessment. Specifically, this study focused on verifying the number of communicative acts, communicative acts per minute, interactive communicative acts, and the number of communicative initiatives. Results The data indicate that children with Developmental Language Disorder present significant alterations concerning communicative acts and communicative interactions, and there is a correlation between these variables and chronological age. Conclusion Children with Developmental Language Disorder show a decrease in the number of communicative acts, interactive communicative acts, and communicative interactions when compared to the reference values of typical children, regardless of age.
RESUMO Objetivo Caracterizar os atos comunicativos de crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem, verificando a quantidade de atos comunicativos, atos comunicativos interativos e sua relação com a idade cronológica. Métodos Foram participantes 40 crianças de ambos os gêneros com diagnóstico de transtorno do desenvolvimento da linguagem com idades entre 3 anos e 2 meses e 7 anos e 11 meses. Todos os sujeitos foram avaliados com a Prova de Pragmática ABFW - Teste de Linguagem Infantil, em sua avaliação inicial. Especificamente para este estudo, focou-se na verificação da quantidade de atos comunicativos, atos comunicativos por minuto, atos comunicativos interativos e número de iniciativas comunicativas. Resultados Os dados indicaram que crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem apresentam alterações importantes em relação aos atos comunicativos e interações comunicativas e há correlação dessas variáveis com a idade cronológica. Conclusão Crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem apresentam diminuição no número de atos comunicativos, atos comunicativos interativos e interações comunicativas, quando comparadas aos valores de referência de crianças típicas, independentemente da idade.
RESUMO Objetivo Caracterizar os atos comunicativos de crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem, verificando a quantidade de atos comunicativos, atos comunicativos interativos e sua relação com a idade cronológica. Métodos Foram participantes 40 crianças de ambos os gêneros com diagnóstico de transtorno do desenvolvimento da linguagem com idades entre 3 anos e 2 meses e 7 anos e 11 meses. Todos os sujeitos foram avaliados com a Prova de Pragmática ABFW - Teste de Linguagem Infantil, em sua avaliação inicial. Especificamente para este estudo, focou-se na verificação da quantidade de atos comunicativos, atos comunicativos por minuto, atos comunicativos interativos e número de iniciativas comunicativas. Resultados Os dados indicaram que crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem apresentam alterações importantes em relação aos atos comunicativos e interações comunicativas e há correlação dessas variáveis com a idade cronológica. Conclusão Crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem apresentam diminuição no número de atos comunicativos, atos comunicativos interativos e interações comunicativas, quando comparadas aos valores de referência de crianças típicas, independentemente da idade.
Palavras-chave
Communication, Children, Specific language disorder, Developmental Language Disorder, Comunicação, Criança, Linguagem infantil, Transtorno específico de linguagem, Transtornos do desenvolvimento da linguagem
Referências
- Andreou G., 2020, Open Journal of Modern Linguistics, V10, P429, DOI [10.4236/ojml.2020.105026, DOI 10.4236/OJML.2020.105026]
- Andreou G, 2022, INT J DEV DISABIL, DOI 10.1080/20473869.2022.2132669
- Andrés-Roqueta C, 2021, CHILDREN-BASEL, V8, DOI 10.3390/children8020123
- [Anonymous], ABFW TESTE LINGUAGEM
- Austin J. L., 1962, DO THINGS WORDS
- Baixauli-Fortea I, 2019, APPL NEUROPSYCH-CHIL, V8, P101, DOI 10.1080/21622965.2017.1392861
- Befi-Lopes Debora Maria, 2007, Rev. soc. bras. fonoaudiol., V12, P265
- Bishop DVM, 2017, J CHILD PSYCHOL PSYC, V58, P1068, DOI 10.1111/jcpp.12721
- de López KMJ, 2022, INT J LANG COMM DIS, V57, P764, DOI 10.1111/1460-6984.12716
- Weismer SE, 2021, INT J LANG COMM DIS, V56, P1235, DOI 10.1111/1460-6984.12664
- Field A, 2017, Discovering statistics using IBM SPSS statistics., P1070
- Forrest CL, 2023, J AUTISM DEV DISORD, V53, P4243, DOI 10.1007/s10803-022-05698-6
- Georgiou N, 2021, BRAIN SCI, V11, DOI 10.3390/brainsci11050589
- Loukusa S, 2018, J COMMUN DISORD, V73, P91, DOI 10.1016/j.jcomdis.2018.01.006
- Malkin L, 2018, AUTISM DEV LANG IMP, V3, DOI 10.1177/2396941518763166
- Matthews D, 2018, LANG LEARN DEV, V14, P186, DOI 10.1080/15475441.2018.1455584
- Miilher Liliane Perroud, 2006, Pró-Fono R. Atual. Cient., V18, P239, DOI 10.1590/S0104-56872006000300003
- Norbury CF, 2016, J CHILD PSYCHOL PSYC, V57, P1247, DOI 10.1111/jcpp.12573
- Rocha Lidiane Cristina, 2006, Pró-Fono R. Atual. Cient., V18, P229, DOI 10.1590/S0104-56872006000300002
- Yuan HY, 2018, AM J SPEECH-LANG PAT, V27, P647, DOI 10.1044/2018_AJSLP-16-0219
- 2023, Autism Spectrum Disorder (ASD)
- 2023, Developmental Language Disorder. A guide for every teacher on supporting children and young people with Developmental Language Disorder (DLD) in mainstream schools
- 2023, Referência rápida aos critérios diagnósticos do DSM-5-TR.