Learning challenges in Physical Therapy, Speech-Language-Hearing Sciences, and Occupational Therapy undergraduate programs during the COVID-19 pandemic

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
0
Tipo de produção
article
Data de publicação
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
SOC BRASILEIRA FONOAUDIOLOGIA
Citação
CODAS, v.35, n.4, article ID e20220025, 7p, 2023
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Purpose: COVID-19 posed numerous challenges to educational programs that had to quickly adapt to remote online learning (ROL) to ensure the continuity of health professional training over the pandemic. We aimed to assess the students' and professors' perceptions of the teaching-learning process in the Physical Therapy, Speech-Language-Hearing Sciences, and Occupational Therapy undergraduate programs at a Brazilian public university. Methods: We used an electronic self-reported questionnaire with multiple-choice questions on a Likert scale ranged 1-5; higher the score, higher the level of agreement/importance/satisfaction. Results: Most of undergraduate students and teachers had previous experience using information and communication technologies, and 85% stated their preference for in-person learning. Students expressed their appreciation for more active learning methodologies with clear objectives, accessible content, and visualization of abstract concepts. Regarding benefits and barriers, some similar perceptions were observed between students and teachers with ROL favoring time management, benefits in the teaching-learning process, satisfaction and motivation with the course content, and low attendance rates to general academic activities due to absent or poor access to technological resources. Conclusion: ROL is an alternative learning mode when the in-person classes cannot be carried out, as in the case of the COVID-19 pandemic. ROL is believed to be unfit to replace in-person learning, although it can complement the traditional classroom-based education in a hybrid model, respecting the nature of each program in the field of health that requires in-person practical training.
Objetivo: O COVID-19 impôs inúmeros desafios aos programas educacionais que tiveram que se adaptar rapidamente ao aprendizado remoto on-line (ARO) para garantir a continuidade da formação dos profissionais de saúde durante a pandemia. O objetivo do estudo foi avaliar a percepção de alunos e professores sobre o processo ensino-aprendizagem dos cursos de graduação em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional de uma universidade pública brasileira. Métodos: Foi utilizado um questionário eletrônico autoaplicável com questões de múltipla escolha em escala Likert de 1 a 5; quanto maior a pontuação, maior o nível de concordância/ importância/satisfação. Resultados: A maioria dos alunos de graduação e professores tinha experiência anterior no uso de tecnologias de informação e comunicação, e 85% afirmaram preferir o ensino presencial. Os alunos expressaram preferência por metodologias de aprendizagem mais ativas, com objetivos claros, conteúdo acessível e visualização de conceitos abstratos. Em relação aos benefícios e barreiras, algumas percepções semelhantes foram observadas entre alunos e professores com ARO favorecendo a gestão do tempo, benefícios no processo ensino-aprendizagem, satisfação e motivação com o conteúdo do curso e baixa frequência às atividades acadêmicas gerais por ausência ou dificuldade de acesso aos recursos tecnológicos. Conclusão: O ARO pode ser uma modalidade alternativa de aprendizado quando as aulas presenciais não podem ser realizadas, como no caso da pandemia do COVID-19. Porém, o ARO é inadequado para substituir a aprendizagem presencial, embora possa complementar a educação presencial tradicional em um modelo híbrido, respeitando a natureza de cada programa na área da saúde que exige formação prática presencial.
Palavras-chave
Covid-19, Teaching, Education Distance, Student, Learning, Docentes, Educação a Distância, Estudante, Ensino
Referências
  1. Attardi SM, 2016, ANAT SCI EDUC, V9, P272, DOI 10.1002/ase.1584
  2. Bernard RM, 2009, REV EDUC RES, V79, P1243, DOI 10.3102/0034654309333844
  3. Brasil, 2020, Portaria n 343, de 17 de Marco de 2020. Dispoe sobre a substituicao das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situacao de pandemia do Novo Coronavirus-COVID-19, P39
  4. Brasil, 2020, Conselho Nacional de Saude. Recomendacao n 003, de 24 de Janeiro de 2020
  5. Chinelatto Lucas Albuquerque, 2020, Clinics, V75, pe2133, DOI 10.6061/clinics/2020/e2133
  6. Chumley-Jones HS, 2002, ACAD MED, V77, pS86, DOI 10.1097/00001888-200210001-00028
  7. Cleland J, 2020, MED TEACH, V42, P772, DOI 10.1080/0142159X.2020.1757635
  8. Cook DA, 2010, ACAD MED, V85, P909, DOI 10.1097/ACM.0b013e3181d6c319
  9. Dejonge JO, 2001, Passando para o online: fazendo a transicao das estrategias tradicionais de instrucao e comunicacao
  10. Durfee SM, 2020, ACAD RADIOL, V27, P1461, DOI 10.1016/j.acra.2020.07.020
  11. Durrani M, 2020, MED EDUC, V54, P955, DOI 10.1111/medu.14217
  12. Farooq Fareeha, 2020, J Coll Physicians Surg Pak, V30, P67, DOI 10.29271/jcpsp.2020.Supp1.S67
  13. Gibbs T, 2020, MED TEACH, V42, P738, DOI 10.1080/0142159X.2020.1775967
  14. Gusso Hélder Lima, 2020, Educ. Soc., V41, pe238957
  15. Gustafsson L, 2020, AUST OCCUP THER J, V67, P197, DOI 10.1111/1440-1630.12672
  16. Machado RA, 2020, CLINICS, V75, DOI 10.6061/clinics/2020/e1945
  17. Mahoney JS, 2005, ARCH PSYCHIAT NURS, V19, P264, DOI 10.1016/j.apnu.2005.08.002
  18. Oliveira MH, 2020, Rev Grad USP, V4, P85, DOI [10.11606/issn.2525-376X.v4i1p85, DOI 10.11606/ISSN.2525-376X.V4I1P85]
  19. Samelli AG, 2020, CLINICS, V75, DOI 10.6061/clinics/2020/e2490
  20. Shahrvini B, 2021, BMC MED EDUC, V21, DOI 10.1186/s12909-020-02445-2
  21. Shawaqfeh MS, 2020, J MED EDUC CURRIC DE, V7, DOI 10.1177/2382120520963039
  22. Tempski P, 2021, PLOS ONE, V16, DOI 10.1371/journal.pone.0248627
  23. World Health Assembly, 2020, PROH LIST, P1, DOI 10.2307/J.CTV14NPK3P.9
  24. Yang DZ, 2017, INT J STEM EDUC, V4, DOI 10.1186/s40594-017-0096-x
  25. Zhang Q, 2020, INTEGR MED RES, V9, DOI 10.1016/j.imr.2020.100449