Dichotic Sentences Test Performance of Adults with communication complaints

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
0
Tipo de produção
article
Data de publicação
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
SOC BRASILEIRA FONOAUDIOLOGIA
Autores
FERREIRA, Geise Correa
FREIRE, Katya Marcondes
COSTA, Maristela Julio
Citação
CODAS, v.35, n.4, article ID e20210301, 6p, 2023
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Purpose: To analyze the performance of normal-hearing adults with communication complaints in the Dichotic Sentences Test. Methods: We selected from the database 15 normal-hearing participants with normal results in the Digits Dichotic Test, aged between 19 and 44 years, right-handed, who reported communicative complaints. The Dichotic Sentences Test was applied using two protocols consisting of four different combinations of lists called sequences 1 and 2, in the following order: training, divided attention step, right and left directed attention steps. Results: In the first application sequence, the average performance in the divided attention step was 84.7% for the right ear and 60.67% for the left, with statistical difference between ears. The asymmetry between ears varied from -50% to 60%. In the directed attention step, the average performance was 99.33% for the right ear and 98% for the left, with no statistical difference. In the second application sequence, there was a tendency for better results, more pronounced for the left ear, with no statistical significance, with the performance variation and asymmetry between ears remaining high. In the comparison between the sequences, in the divided attention step, it was found that, for the right ear, 40% of the individuals did not vary, 33% performed worse, and 26.7% performed better; for the left ear, 6.6% did not vary, 20% performed worse, and 73.33% performed better. There was result stability in the directed attention step. Conclusion: The normal-hearing adults with communication complaints presented a heterogeneous profile, especially in the divided attention step, with a marked difference between ears and response variability.
Objetivo: Analisar o desempenho de adultos normo-ouvintes com queixa comunicativa no Teste Dicótico de Sentenças. Método: Selecionou-se em banco de dados, 15 participantes normo-ouvintes com resultados normais no Teste Dicótico de Dígitos, idades entre 19 a 44 anos, destros, que referiram queixa comunicativa. O Teste de Dicótico de Sentenças foi aplicado por meio de dois protocolos compostos por quatro diferentes combinações de listas denominados de sequências 1 e 2, de acordo com a seguinte ordem: treino, etapa de atenção dividida, etapas de atenção direcionada à direita e à esquerda. Resultados: Na sequência de aplicação 1, a média de desempenho na etapa de atenção dividida foi 84,67% na orelha direita e 60,67% na esquerda, com diferença estatística entre orelhas, com assimetria entre orelhas variando de -50% a 60%. Na etapa de atenção direcionada, a média de desempenho foi 99,33% na orelha direita e 98% na esquerda, sem diferença estatística. Na sequência de aplicação 2, houve tendência de melhores resultados, mais acentuada na orelha esquerda, sem significância estatística, mantendo elevadas a variação de desempenho e a assimetria entre orelhas. Verificou-se na comparação entre as sequências, na etapa de atenção dividida, que na orelha direita 40% dos indivíduos não variaram, 33% pioraram, 26,7% melhoraram; na orelha esquerda, 6,6% não variaram, 20% pioraram e 73,33% melhoraram. Na etapa de atenção direcionada houve estabilidade nos resultados. Conclusão: Os adultos normo-ouvintes, com queixas comunicativas, apresentaram um perfil heterogêneo, especialmente na etapa de atenção dividida, com acentuada diferença entre as orelhas e variabilidade de respostas.
Palavras-chave
Hearing, Auditory Perception, Hearing Tests, Adult, Medical History Taking, Audição, Percepção Auditiva, Testes Auditivos, Adulto, Anamnese
Referências
  1. AAA: American Academy of Audiology, 2010, Diagnosis, treatment and management of children and adults with central auditory processing disorder. Clinical practice guidelines
  2. Alexandre NMC, 2013, Rev Eletr Enf, V15, P802, DOI [10.5216/ree.v15i3.20776, DOI 10.5216/REE.V15I3.20776]
  3. Andrade AN, 2018, CoDAS, V30
  4. ASHA: American Speech-Language-Hearing Association, ASHA Practice Policy, pc2005
  5. Babkoff H, 2017, EUR J AGEING, V14, P269, DOI 10.1007/s10433-017-0410-y
  6. Bhat M, 2021, INT J PEDIATR OTORHI, V144, DOI 10.1016/j.ijporl.2021.110697
  7. Bless JJ, 2015, LATERALITY, V20, P434, DOI 10.1080/1357650X.2014.997245
  8. Cameron S, 2016, J AM ACAD AUDIOL, V27, P458, DOI 10.3766/jaaa.15084
  9. Costa Mariana de Oliveira, 2016, Audiol., Commun. Res., V21, pe1626, DOI 10.1590/2317-6431-2015-1626
  10. Costa MJ, 2021, BRAZ J OTORHINOLAR, V87, P478, DOI 10.1016/j.bjorl.2020.11.018
  11. D'Anselmo A, 2016, HEARING RES, V342, P144, DOI 10.1016/j.heares.2016.10.012
  12. de Andrade AN, 2015, BRAZ J OTORHINOLAR, V81, P459, DOI 10.1016/j.bjorl.2015.07.003
  13. Ferreira GC, 2020, CODAS, V32, DOI 10.1590/2317-1782/20202019040
  14. FIFER RC, 1983, EAR HEARING, V4, P300, DOI 10.1097/00003446-198311000-00007
  15. Frascá Maria Fernanda Simões dos Santos, 2011, Rev. soc. bras. fonoaudiol., V16, P42
  16. Hiscock M, 2011, BRAIN COGNITION, V76, P263, DOI 10.1016/j.bandc.2011.03.016
  17. Hugdahl K, 2016, NEUROPSYCHOLOGIA, V93, P466, DOI 10.1016/j.neuropsychologia.2015.12.011
  18. Kimura D, 2011, BRAIN COGNITION, V76, P214, DOI 10.1016/j.bandc.2010.11.009
  19. Lloyd LL, 1978, Audiometric interpretation: a manual of basic audiometry
  20. Mendes-Civitella M, 2020, Guia de orientacao. Avaliacao e intervencao no processamento auditivo central
  21. Musiek FE, 2011, BRAIN COGNITION, V76, P225, DOI 10.1016/j.bandc.2011.03.011
  22. Pereira LD, 2011, Testes auditivos comportamentais para avaliacao do processamento auditivo central
  23. Roup CM, 2015, AM J AUDIOL, V24, P204, DOI 10.1044/2015_AJA-14-0017
  24. Spajdel M, 2017, ACT NERV SUPER REDIV, V59, P33
  25. Turcatto Larissa Gonçalves, 2020, Rev. CEFAC, V22, pe2520, DOI 10.1590/1982-0216/20202242520
  26. Westerhausen R, 2019, LATERALITY, V24, P740, DOI 10.1080/1357650X.2019.1598426
  27. Westerhausen R, 2018, SCAND J PSYCHOL, V59, P66, DOI 10.1111/sjop.12408