Pedagogical concerns of physical therapist professors and their perceptions of the COVID-19 pandemic

Nenhuma Miniatura disponível
Citações na Scopus
Tipo de produção
article
Data de publicação
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Universidade de São Paulo
Autores
ARAUJO, Cintia Pereira de
Citação
FISIOTERAPIA E PESQUISA, v.30, p.e23003623en, 2023
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
ABSTRACT In health professions education, professors usually face some difficulties and concerns. The COVID-19 pandemic has further amplified these challenges, leading to changes in teaching methods and new concerns. This study aimed to identify undergraduate physical therapy professors’ concerns (PC) about the learning environment during the COVID-19 pandemic. Physical therapists who served as undergraduate physical therapy professors in Brazil answered a questionnaire on PC (Teacher Concerns Questionnaire - TCQ), a sociodemographic profile questionnaire, and an open-ended question on the perception of changes in PC during the pandemic. A total of 187 physical therapist professors completed the questionary and had moderate PC (TCQ 49.6±10.5), with no association with the stage of their teaching career, age, and length of professional training. Participants in continuing education activities had higher PC. Of the participants, 94.1% reported changes in PC resulting from the pandemic. Therefore, professors who participate in continuing education activities are more concerned about the impact of their practice than those who do not participate. At the same time, these concerns seem to have changed during the pandemic.
RESUMEN En la formación de los profesionales de la salud, los docentes suelen experimentar algunas dificultades y preocupaciones. La pandemia del COVID-19 intensificó aún más estos desafíos, por provocar cambios en los métodos de enseñanza, dando lugar a nuevas preocupaciones. El objetivo de este estudio fue investigar las preocupaciones de los profesores (PP) de los cursos de graduación en Fisioterapia respecto al ambiente de aprendizaje durante la pandemia del COVID-19. Se invitó a fisioterapeutas que actuaban como profesores en cursos de graduación en Fisioterapia en Brasil a responder un cuestionario sobre las PP (Teacher Concerns Questionnaire, TCQ), sobre el perfil sociodemográfico y la percepción de cambios en PP en relación con la pandemia. Participaron 187 fisioterapeutas profesores que presentaron PP moderadas (TCQ: 49,6±10,5), sin asociación con la etapa de la carrera docente, la edad y el tiempo de formación profesional. Los participantes en actividades de formación continuada en la docencia tuvieron una PP más alta. El 94,1% de los participantes informaron cambios en PP resultantes de la pandemia. Se concluye que los profesores que participan en actividades de formación continuada están más preocupados por el impacto de su práctica. A la vez, estas preocupaciones parecen haber cambiado durante la pandemia.
RESUMO Na formação dos profissionais de saúde, os professores geralmente vivenciam algumas dificuldades e preocupações. A pandemia de COVID-19 amplificou ainda mais esses desafios, acarretando mudanças nos métodos de ensino e gerando novas preocupações. O objetivo deste estudo foi investigar quais são as preocupações dos professores (PPs) dos cursos de graduação em Fisioterapia com relação ao ambiente de aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Fisioterapeutas que atuavam como docentes em cursos de graduação em Fisioterapia no Brasil foram convidados a responder a um questionário de sobre as PPs (Teacher Concerns Questionnaire - TCQ), sobre perfil sociodemográfico e sobre a percepção de mudanças nas PPs devido à pandemia. Participaram 187 fisioterapeutas professores que apresentaram PP moderada (TCQ: 49,6±10,5), sem associação com a fase da carreira docente, a idade ou o tempo de formação. Aqueles que participam de atividades de formação continuada em docência apresentaram maior PP. Alterações nas PPs decorrentes da pandemia foram relatadas por 94,1% dos participantes. Conclui-se que os professores que participam de atividades de formação continuada se preocupam mais com o impacto de sua prática do que os que não participam. Ao mesmo tempo, essas preocupações parecem ter mudado durante a pandemia.
Palavras-chave
Physical Therapy, Professional Education, Teacher Concern, Online Education, COVID-19 Pandemic, Educación Profesional en Fisioterapia, Preocupaciones Pedagógicas, Educación a Distancia, Pandemia COVID-19, Educação Profissionalizante em Fisioterapia, Preocupações Pedagógicas, Educação Online
Referências
  1. Anthony L., 2020, AntConc (Version 3.5.9) [Macintosh Os X]
  2. Bonfield CA, 2020, HIGH EDUC PEDAGOG, V5, P223, DOI 10.1080/23752696.2020.1816847
  3. Budden CR, 2017, MED TEACH, V39, P188, DOI 10.1080/0142159X.2016.1248384
  4. Chinelatto Lucas Albuquerque, 2020, Clinics, V75, pe2133, DOI 10.6061/clinics/2020/e2133
  5. Costa JA, 2010, Movimenta, V3, P195
  6. de Cossart L, 2005, Cultivating a thinking surgeon: new perspectives on clinical teaching, learning and assessment
  7. Dean AG, 2013, OpenEpi: Open Source Statistics for Public Health
  8. Ernstzen DV, 2009, MED TEACH, V31, pE102, DOI 10.1080/01421590802512870
  9. Folle Alexandra, 2011, Rev. Bras. Ciênc. Esporte, V33, P841
  10. Fuller FF, 1974, Concerns of teachers: research and reconceptualization
  11. Fuller FF, 1970, Personalized education for teachers: an introduction for teacher educators
  12. George A., 1978, Measuring self, task, and impact concerns: A manual for the Teacher Concerns Questionnaire
  13. Hiltz S., 2010, Journal of Asynchronous Learning Networks, V14, P21
  14. Hord S.M., 2008, TAKING CHARGE CHANGE
  15. Huberman M., 2000, VIDAS PROFESSORES PP, P31
  16. Hunt HD, 2014, Online Journal of Distance Learning Admnistration, V17, P1
  17. Marcelo C, 2019, J FURTH HIGHER EDUC, V43, P975, DOI 10.1080/0309877X.2018.1429584
  18. McBride R., 1984, J TEACH PHYS EDUC, V3, P36
  19. McBride R.E., 1986, J TEACH PHYS EDUC, V5, P149
  20. McCabe A, 2014, TEACH HIGH EDUC, V19, P350, DOI 10.1080/13562517.2013.860111
  21. Núñez-Canal M, 2022, TECHNOL FORECAST SOC, V174, DOI 10.1016/j.techfore.2021.121270
  22. O'Neill G., 2005, Emerging Issues in the Practice of University Learning and Teaching
  23. Shea P., 2007, Journal of Asynchronous Learning Networks, V11, P73, DOI [10.24059/olj.v11i2.1728, DOI 10.24059/OLJ.V11I2.1728]
  24. Steinert Y, 2015, MED EDUC, V49, P773, DOI 10.1111/medu.12782
  25. Tempski P, 2020, Clinics (Sao Paulo), V75
  26. van der Vleuten CPM, 2014, PERSPECT MED EDUC, V3, P222, DOI 10.1007/s40037-014-0129-9
  27. Van der Vleuten CPM, 2000, MED TEACH, V22, P246
  28. van Lankveld T, 2021, MED TEACH, V43, P124, DOI 10.1080/0142159X.2020.1838463
  29. 2001, Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, P1
  30. 2020, Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior: Cadastro e-MEC [Internet]