Impacto da monitoria de Cirurgia Plástica no conhecimento teórico e nas habilidades práticas em estudantes de medicina

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
Tipo de produção
article
Data de publicação
2015
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Autores
PEDROSO, JUAN CARLOS MONTANO
PAZINI, RODRIGO NGAN
BILÓ, JOÃO PEDRO ROCHA
SALLUM, NATASHA
NOVO, NEIL FERREIRA
FERREIRA, LYDIA MASAKO
Citação
REVISTA BRASILEIRA DE CIRURGIA PLáSTICA, v.30, n.1, p.82-85, 2015
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
ABSTRACT Introduction: To assess the impact of extracurricular activities in plastic surgery on the knowledge and practical skills of medical students at the Federal University of São Paulo. Methods: Six students participating in extracurricular activities and eight students who did not participate were randomly selected and evaluated before and after the program by using multiple-choice tests and a Surgical Skills Assessment (SSA) instrument to assess their practical skills. Results: The study group obtained higher scores in the theoretical tests, when the scores before starting the program (average, 15.8; standard deviation, 2.7) were compared with those received after their participation in extracurricular activities (average, 21.8; standard deviation, 1.3) (p = 0.02). Similar results were obtained with the SSA instrument for the period before the start of (average, 9.8; standard deviation, 1.4) and after (average, 13.5; standard deviation, 1.6) (p = 0.02) the program. The control group did not show significant changes in the scores received for theoretical tests when the period from August 2010 (average, 14.0; standard deviation, 4.1) to June 2011 (average, 13.8; standard deviation, 2.6) (p = 0.40) was evaluated. Similar results were obtained with the SSA instrument for the evaluation period between August 2010 (average, 8.5; standard deviation, 2.2) and June 2011 (average, 9.6; standard deviation, 1.7) (p = 0.18). Conclusion: The students participating in extracurricular activities in plastic surgery at the Federal University of São Paulo improved their knowledge and acquired better practical skills compared with students who did not participate.
RESUMO Introdução: Avaliar o impacto da monitoria em Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo no conhecimento e nas habilidades práticas em estudantes de Medicina. Métodos: Seis acadêmicos participantes da monitoria e oito acadêmicos não participantes foram selecionados aleatoriamente e avaliados antes e depois do programa, por meio de testes de múltipla escolha e através do instrumento Surgical Skills Assessment (SSA), para avaliação das habilidades práticas. Resultados: O Grupo estudo obteve aumento significativo nas notas de prova teórica, entre o período antes do programa (média 15,8 e desvio padrão de 2,7) e após (média 21,8 e desvio padrão 1,3) (p = 0,02). Resultado semelhante foi encontrado com o instrumento SSA entre o período antes (média 9,8 e desvio padrão 1,4) e após o programa (média de 13,5 e desvio padrão 1,6) (p = 0,02). O grupo controle não obteve mudança significativa nos testes teóricos em agosto de 2010 ( média de 14,0 e desvio padrão 4,1) e junho de 2011 ( média de 13,8 e desvio padrão de 2,6 ) (p = 0,40 ). Resultado semelhante foi encontrado com o instrumento SSA em agosto de 2010 (média de 8,5 e desvio padrão 2,2) e junho de 2011 (média de 9,6 e desvio padrão 1,7) (p = 0,18). Conclusão: Acadêmicos participantes na monitoria de Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo apresentaram melhor conhecimento e melhores habilidades práticas em relação aos não participantes.
Palavras-chave
Surgery, Plastic Surgery, Education, Teaching, Educational evaluation, Cirurgia, Cirurgia Plástica, Educação, Ensino, Avaliação educacional
Referências
  1. Al-Nuaimi Y, 2006, J PLAST RECONSTR AES, V59, P1472, DOI 10.1016/j.bjps.2006.04.026
  2. Carroll SM, 2009, J PLAST RECONSTR AES, V62, P1543, DOI 10.1016/j.bjps.2008.06.054
  3. Davis CR, 2010, J PLAST RECONSTR AES, V63, P1677, DOI 10.1016/j.bjps.2009.10.023
  4. Esteban D, 2009, PLAST RECONSTR SURG, V123, pE90, DOI 10.1097/PRS.0b013e3181959751
  5. Haag Guadalupe Scarparo, 2008, Rev. Bras. Enferm., V61, P215, DOI 10.1590/S0034-71672008000200011
  6. Pinder RM, 2010, J PLAST RECONSTR AES, V63, pE662, DOI 10.1016/j.bjps.2010.01.037
  7. Staveley-O'Carroll K, 2005, J SURG RES, V128, P238, DOI 10.1016/j.jss.2005.09.006
  8. Turhan-Haktanir N, 2007, J PLAST RECONSTR AES, V60, P1169, DOI 10.1016/j.bjps.2007.06.033
  9. Wan DC, 2012, PLAST RECONSTR SURG, V129, P1023, DOI 10.1097/PRS.0b013e31824421e8